Apostila que trabalha os Temas Transversais para o Ensino Fundamental (Sexto ao Nono ano) e Ensino Médio.
PLANO DE AULA – TEATRO
FAIXA ETÁRIA – 10 anos
Objetivos
Tomar consciência dos cinco sentidos;
Perceber a importância dos sentidos no
cotidiano;
Apresentação - Processo de construção do
texto, personagens e figurinos.
Comentário introdutório
O teatro é uma das linguagens pouco
trabalhadas na escola. Com alguns exercícios e textos, é possível
fazer com que os alunos exercitem a criatividade e a espontaneidade.
Material
Uma sala vazia, lenços, instrumentos
musicais, alimentos (sal, açúcar, chocolate, bolacha, limão, etc),
pano e vários objetos, papel e lápis.
Tecidos diversos, retalhos, roupas
antigas, chapéus (os alunos podem e devem colaborar na arrecadação
desse material).
Estratégias
Jogos teatrais – Despertando os cinco
sentidos.
Criação de um texto coletivo.
Escolha dos figurinos.
Ensaio da cena.
Apresentação.
Atividades
Jogo Teatral I – O cego e o mudo
Os alunos são divididos em duplas, um é vendado,
o outro é amordaçado. O guia deve conduzir o cego com cuidado para
que não se machuque, utilizando apenas o toque. Trocam os papeis.
Jogo Teatral II – O andar sonoro
Novamente em duplas, (de preferência formar
duplas diferentes daquelas do primeiro jogo). Um é vendado, o outro
com um instrumento musical deve ficar na frente do colega e se
movimentar. Aquele que está vendado deve seguir o som. Trocam os
papeis.
Jogo Teatral III - Adivinha que gosto tem
isto?
A classe é dividida em equipes de cinco. A equipe
escolhe aquele que terá os olhos vendados, a professora dá algo
para degustar, o aluno deve escrever no papel o alimento que comeu.
Ganha a equipe que acertar todos os alimentos.
Jogo Teatral IV – Adivinha o que tem aqui
dentro?
Continuam trabalhando em equipe (de preferência
formar novas equipes). São apresentadas caixas fechadas, apenas com
um buraco para as crianças colocarem a mão e através do toque,
descobrir qual é o objeto. Ganha a equipe que acertar os objetos que
estavam nas caixas.
Após os jogos, os alunos são divididos novamente
em equipes de 8. Eles irão criar uma improvisação, usando os
figurinos. Cada personagem poderá usar apenas quatro sentidos.
Portanto, teremos personagens cegos, mudos, surdos.
Avaliação
Ao final de cada jogo teatral faça uma reflexão
coletiva de como cada um se sentiu privado de um sentido
(dificuldades, facilidades, desconforto, medos, etc).
Após as apresentações pedir que os alunos façam
uma redação sobre o tema: Os cinco sentidos em minha vida.
Muito Bom este plano vou aplica-lo com certeza..
ResponderExcluirFantastico!
ResponderExcluiradorei,estou dando aula no mais educação e meus alunos gostaram muito.
ResponderExcluirAmei..obrigado muito bom... vou usa-lo
ResponderExcluirParabéns pelo plano de aula, muito bom amei...
ResponderExcluirMuito obrigado, me ajudou muito.
ResponderExcluirOi,vc tem mais planos de aula de teatro?
ResponderExcluirOi,vc tem mais planos de aula de teatro?
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluir