OFICINA EM JUNHO/2012


Introdução

Como afirma Coelho (1988) à experiência proporcionada pelos jogos teatrais possibilita que o aluno aprenda, de maneira livre e prazerosa, os diferentes aspectos que envolvem o exercício da linguagem teatral: a imaginação, possibilitando que a consciência reflita sobre si, e invente a si mesma, abrindo-se para diferentes formas de compreender e retratar o mundo; a ação, quando o individuo “arregaça as mangas” e atua efetivamente, transformando o presente, executando aquilo que a imaginação formulou; e a reflexão, que lhe permite analisar os fatos e circunstâncias, e traçar parâmetros para a sua criação e sua atuação, tanto na esfera da arte quanto na vida.

Os jogos também desenvolvem a atenção, o cuidado e respeito com os demais participantes do grupo, ressaltando a importância de aprender a escutar, e a falar sem silenciar o outro. Nestes jogos é necessário seguir regras e tomar decisões coletivas, desenvolvendo nos alunos o interesse por cooperar e produzir em conjunto.

Objetivos
Através dos jogos teatrais fazer com que os educadores se sintam a vontade e seguros para utilizar o Teatro como ferramenta pedagógica no cotidiano escolar. Pois cabe ao educador tornar possível que os alunos descubram, pela própria experiência, o prazer da investigação e apreensão da linguagem teatral. Trabalhar os Temas Transversais (Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Educação Sexual), de forma lúdica buscando desenvolver um projeto interdisciplinar.


Metodologia
A oficina é totalmente pratica, pois é impossível aprende Teatro, ou dominar suas técnicas simplesmente assistindo – é necessário fazer, vivenciar, experimentar e experienciar.

    A VERGONHA FICA LÁ FORA.

         Jogos de expressão verbal
               Jogos de relaxamento

         Jogos de expressão gestual
               Jogos de expressão corporal
     
               Jogos de expressão musical

         Jogos de expressão vocal
               Jogos que exploram o onde, quando, quem, como e o que.

         Jogos de improvisação – criação de personagens

Relaxamento
Objetivos: Conscientização corporal

                 Concentração
                 Respiração

Músicas: CD “Secret Garden”

Faixas: 1 – Moongate
               3 – Elan

   9 – Lore of the loom               

Descontração
Objetivos: Conscientização corporal
                 Desenvolver a percepção do Foco
                 Integração do grupo
                 Aprender sobre as várias partes do corpo humano

Música: CD “Secret Garden”
Faixa:

11 – Divertimento     

Jogo de Expressão Corporal e Vocal
Objetivos: Conscientização corporal
                 Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo
                 Conhecer os meios de transporte
                 Explorar os planos: baixo, médio e alto.

Jogo de Percepção Musical
Objetivos: Desenvolver o foco
                 Concentração
                 Desenvolver ritmos e sons diversos
                 Desenvolver a percepção auditiva
                 Desenvolver a percepção espacial

Jogo de Expressão Gestual
Objetivos: Conscientização corporal
                 Criatividade
                 Conhecer várias profissões
                 Brincar de mímica

Jogo do Onde, Como e Quem
Objetivos: Desenvolver a expressão corporal
                 Desenvolver a criação de personagens

Música: CD “25 Sucessos do Cinema”
Faixa:

24 – Pink Panther
25 – Theme from Rocky


DEITA QUE LÁ VEM HISTÓRIA
Objetivos:
            Desenvolver a construção de personagens
            Trabalhar os temas Transversais através das Histórias Infantis
              O patinho feio / A cigarra e a formiga / Pinóquio

Histórias Infantis
Histórias: CD “Cedicriança” As melhores histórias infantis do mundo

Faixas:
O Patinho feio
A cigarra e a formiga
Pinóquio

Perguntas

Objetivo: tirar as dúvidas.

Fechamento

Objetivos: Refletir sobre a oficina
                  Achar uma palavra síntese

                  Criar um “grito” para o grupo

Músicas: CD “Secret Garden”
Faixa:
5 – Sona


Contato
         www.arteducacao9.blogspot.com

         deia01.santana@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário