Introdução
Como afirma Coelho (1988) à
experiência proporcionada pelos jogos teatrais possibilita que o aluno aprenda,
de maneira livre e prazerosa, os diferentes aspectos que envolvem o exercício
da linguagem teatral: a imaginação, possibilitando que a consciência
reflita sobre si, e invente a si mesma, abrindo-se para diferentes formas de
compreender e retratar o mundo; a ação, quando o individuo “arregaça as
mangas” e atua efetivamente, transformando o presente, executando aquilo que a
imaginação formulou; e a reflexão, que lhe permite analisar os fatos e
circunstâncias, e traçar parâmetros para a sua criação e sua atuação, tanto na
esfera da arte quanto na vida.
Os jogos também desenvolvem
a atenção, o cuidado e respeito com os demais participantes do grupo,
ressaltando a importância de aprender a escutar, e a falar sem silenciar o
outro. Nestes jogos é necessário seguir regras e tomar decisões coletivas,
desenvolvendo nos alunos o interesse por cooperar e produzir em conjunto.
Objetivos
Através dos jogos teatrais
fazer com que os educadores se sintam a vontade e seguros para utilizar o
Teatro como ferramenta pedagógica no cotidiano escolar. Pois cabe ao educador
tornar possível que os alunos descubram, pela própria experiência, o prazer da
investigação e apreensão da linguagem teatral. Trabalhar os Temas Transversais
(Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Educação Sexual), de forma
lúdica buscando desenvolver um projeto interdisciplinar.
Metodologia
A oficina é totalmente
pratica, pois é impossível aprende Teatro, ou dominar suas técnicas
simplesmente assistindo – é necessário fazer, vivenciar, experimentar e
experienciar.
A VERGONHA FICA LÁ FORA.
•
Jogos de expressão verbal
•
Jogos de relaxamento
•
Jogos de expressão gestual
•
Jogos de expressão corporal• Jogos de expressão musical
•
Jogos de expressão vocal
•
Jogos que exploram o onde, quando, quem, como
e o que.
•
Jogos de improvisação – criação de
personagens
Relaxamento
Objetivos: Conscientização
corporal
Concentração
Respiração
Músicas: CD “Secret Garden”
Faixas: 1 – Moongate
3 – Elan
9 – Lore of
the loom
Descontração
Objetivos: Conscientização
corporalDesenvolver a percepção do Foco
Integração do grupo
Aprender sobre as várias partes do corpo humano
Música: CD “Secret Garden”
Faixa:
11 – Divertimento
Jogo de Expressão Corporal e Vocal
Objetivos: Conscientização corporalDesenvolver a habilidade de trabalhar em grupo
Conhecer os meios de transporte
Explorar os planos: baixo, médio e alto.
Jogo de Percepção Musical
Objetivos: Desenvolver o focoConcentração
Desenvolver ritmos e sons diversos
Desenvolver a percepção auditiva
Desenvolver a percepção espacial
Jogo de Expressão Gestual
Objetivos: Conscientização corporalCriatividade
Conhecer várias profissões
Brincar de mímica
Jogo do Onde, Como e Quem
Objetivos: Desenvolver a expressão corporalDesenvolver a criação de personagens
Música: CD “25
Sucessos do Cinema”
Faixa:
24 – Pink Panther
25 – Theme from Rocky
DEITA QUE LÁ VEM HISTÓRIA
Objetivos: Desenvolver a construção de personagens
Trabalhar os temas Transversais através das Histórias Infantis
O patinho feio / A cigarra e a formiga / Pinóquio
Histórias Infantis
Histórias: CD “Cedicriança” As melhores histórias
infantis do mundo
Faixas:
O Patinho feioA cigarra e a formiga
Pinóquio
Perguntas
Objetivo: tirar as dúvidas.
Fechamento
Objetivos: Refletir sobre a oficina
Achar uma palavra síntese
Criar um “grito” para o
grupo
Músicas: CD “Secret Garden”
Faixa: 5 – Sona
Contato
•
www.arteducacao9.blogspot.com• deia01.santana@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário