As apostilas são divididas por segmento:
Volume I – Educação Infantil
Volume II – Ensino Fundamental (primeiro ao
quinto ano)
Volume III – Ensino Fundamental (sexto ao
nono ano)
Volume IV – Ensino Médio
A seguir três
Esquetes que fazem parte da Apostila - Volume II
ÉTICA
CAGUETAR
OU NÃO EIS A QUESTÃO
PERSONAGENS:
FLAVIA
AMANDA
MARCIO
BRUNA
RAFAEL
LUIS
NEIDE
CENÁRIO: SALA DE AULA
E PÁTIO
Bruna – Professora, meu dinheiro sumiu.
Professora Neide – Como sumiu? Bruna procura direito, olha esta carteira, nesta bagunça você não encontra nada mesmo.
Bruna – Professora, o dinheiro estava na minha bolsa.
Professora Neide – Pessoal, alguém viu o dinheiro da Bruna?
Flavia – Você tem certeza que estava na sua bolsa? Quanto era?
Bruna – Eu tenho certeza, era o dinheiro pra pagar a conta de luz, minha mãe vai me matar.
Professora Neide – Calma Bruna, a gente vai achar o dinheiro não ganhou pernas. Olha pessoal nós vamos para o intervalo, a sala vai ficar aberta, eu espero que o dinheiro apareça até a próxima aula, senão eu serei obrigada a chamar o diretor pra resolver a situação. Quem sabe chamar a ronda escolar ? Porque ladrão é caso para a polícia, mas eu não acredito que tenha ladrão na escola.
INTERVALO
Amanda – To falando gente eu tenho
certeza que foi o Marcio, eu vi.
Rafael – Amanda fica na tua, porque se
você falar alguma coisa ce vai ferrar o Marcio e a gente precisa estar unido e
defender sempre os amigos.
Amanda – Mas não é justo, vocês viram
como a Bruna ta?
Flavia – Tenho uma idéia e se a gente
fizesse um bilhete anônimo.
Rafael – Oh pessoal, não to defendendo
ninguém, mas o Marcio é “maior gente boa”.
Amanda – Eu sei que ele é teu amigo,
mas ele roubou e isto é errado.
Luis – Vai ver ele ta com algum
problema e tava precisando de grana.
Flavia – Oh gente hello! Se ele ta com
problema, mais um motivo para peder ajuda e não simplesmente sair por aí
roubando o dinheiro da Bruna.
Rafael – Então o que a gente vai
fazer? Eu sou contra caguetar.
Luis – Eu também sou contra.
Bruna se aproxima do grupo
Bruna – Galera será que o meu dinheiro
vai aparecer ?
Bruna – Calma vai aparecer sim, alguém
deve ter visto alguma coisa, quem sabe a própria pessoa já não se arrependeu.
Ânimo garota, depois do intervalo o dinheiro vai estar na sala você vai ver.
Bruna – Deus te ouça, já pensou se o
diretor realmente chamar a polícia, revistar todo mundo. O pessoal vai querer
me matar, é capaz de ninguém conversar mais comigo. A classe toda vai ficar com
ódio de mim.
Flavia – Nada a ver Bruna, você é a
vítima nessa parada, não tem culpa de ter sido roubada.
Agora é a
sua vez de Pesquisar, Debater e Refletir!!!!!
Sugestões
de Temas para Pesquisa:
O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA)
O processo da criação do ECA
Definição de Imputabilidade
A legislação Penal no Brasil (Código Penal)
O uso da linguagem coloquial e da língua culta
Questões
para Debater e Refletir
No Brasil deveria haver pena de morte? Para que crimes?
Como
funciona o sistema Judiciário? Quem faz parte deste poder? Qual o processo de
seleção para se ocupar os cargos do judiciário?
No Brasil se torna maior de idade aquele que completa 18 anos. Qual a idade em que o jovem deveria tornar-se legalmente e juridicamente responsável pelos seus atos?
O que são crimes hediondos?
Quando devemos usar a linguagem coloquial e a linguagem culta?
Sugestão
de Atividade
Reescrever o diálogo dos adolescentes utilizando a norma culta
Sugestão de Avaliação
Produção de um roteiro com a continuação da história e um
final
Encenação
ÉTICA –
PLURALIDADE CULTURAL
SURPRESA! O BRASIL VIROU REPÚBLICA
PERSONAGENS:
MARIA
(branca) – LAVADEIRA
GERALDA (afrodescendente) – LAVADEIRA
CENÁRIO:
QUINTAL DE UMA CASA OU A BEIRA DE UM RIO
FIGURINO:
SAIA LONGA, BLUSA, CHINELO, LENÇO NA CABEÇA
SAIA LONGA, BLUSA, CHINELO, LENÇO NA CABEÇA
OBJETOS DE
CENA:
BACIAS, SABÃO, PEÇAS DE ROUPA
Geralda – Maria, ocê viu quem chegou?
Maria – Não? Quem?
Geralda – Uma
tar de República.
Maria –
(rindo) Geralda, ocê não sabe nada memo. Essa tar de República não é gente não!
Geralda
– (surpresa) Não?
Maria – Meu
patrão falou que o Imperador foi embora...
Geralda –
Minha virgem Maria! O que aconteceu com o Imperador Pedro II? Ele tá doente?
Abandonou nóis? E agora o que vai sê do povo?
Maria – Ocê
não deixa eu explica. Agora quem vai manda é um tar de presidente que o povo
vai escolhe.
Geralda –
(entusiasmada) Então nóis vai pode escolhe que vai mandá no Brasil?
Maria – Nois
não pode não, porque nois somo mulhe.
Geralda –
Mais estão o meu Francisco e o seu Sebastião vai pode escolhe esse tar de
presidente.
Maria – Eles
também não pode vota não. Porque eles são anarfabeto.
Geralda –
Mais então eu não conheço ninguém que pode participa dessa tar de República.
Maria –
Pensando bem Geralda, eu também não. Só o meu patrão memo.
Geralda – Sabe Maria, tô achando que pra nóis vai fica tudo iguar.
Maria – Ocê
tem razão, pra nóis Imperador ou |Presidente é tudo a mesma coisa. O melho é
acaba com esse converse e trata de cuida do serviço, porque senão hoje nois não
come.
Geralda – É
memo, vamo que eu tenho muita roupa pra entrega na casa do Marechar Deodoro da
Fonseca.
As duas
lavadeiras saem de cena conversando.
Agora é a
sua vez de Pesquisar, Debater e Refletir!!!!!
Sugestões
de Temas para Pesquisa:
O fim da
Monarquia no Brasil
O processo
de Proclamação da RepúblicaDefinição de República
Definição de Democracia
O processo de democratização: a participação política do povo (Brasil Colonial aos dias atuais)
O uso da linguagem coloquial e da língua culta
Questões
para Debater e Refletir
O que é
uma Monarquia?
O que é
uma República?O que é uma Democracia?
Quem podia votar no Período Colonial?
Quem podia votar no Império?
Quem podia votar na primeira República?
Quem pode votar hoje?
O Brasil é um país democrático?
Quando devemos usar a linguagem coloquial e a linguagem culta?
Maria e Geralda falam português?
Sugestão
de Atividade
Reescrever o diálogo das lavadeiras utilizando a norma culta
Refazer
a cena
Sugestão
de Avaliação
Produção de um texto sobre o processo de democratização
do BrasilCriação de uma Campanha publicitária enfocando a importância do voto
EDUCAÇÃO SEXUAL:
FICAR
OU NAMORAR? THAT´S THE QUESTION
PERSONAGENS:
MARIANA
MAICON
CARLOS
LUIS
CENÁRIO:
PÁTIO DA ESCOLA
Maicon – E aí cara gostou da festa de ontem ?
Carlos – Os
comes e bebes tavam bom, mas a música que droga !
Maicon – Ah!
Cara só porque você não gosta de rap, o som tava da hora.
Carlos – Cê
tá falando o que ? Se nem ficou na festa nem te ví lá.
Maicon – Eu
só dei uma passadinha, esqueceu que eu tô de castigo, se minha mãe descobre que
fui na festa me mata.
Carlos – Não
acredito ainda tá de castigo ?
Maicon – Se
eu não recuperar minhas notas esse bimestre tô ferrado.
Carlos –
Então você perdeu o melhor da festa. Adivinha com quem eu fiquei ? A menina
mais gata da escola, dando mole pra mim.
Maicon – Não
pode ser, eu sabia que ia me arrepender de ir embora cedo. Conta logo vai,
quero todos os detalhes, por favor. A menina mais gata... só pode ser, não
acredito a Mariana?
Carlos
confirma afirmativamente com a cabeça.
Maicon –
Conta tudo, conta, conta, conta. Como foi? Rolou só beijo só beijo, ou ela
deixou liberou geral?
Carlos – Nem me fala de beijo, ela mal abriu a boca.
Maicon – Não
acredito só selinho?
Carlos – É...
mas deu pra passar a mão. Cara que corpo, que gostosa!
Maicon – E
agora como é que fica?
Carlos – Como
fica o que? Não tô nem aí, ela deu mole, aproveitei. Precisa ver quando cheguei
todo mundo me olhando e cochichando, os caras tão morrendo de inveja. Hoje nem
vou olhar na cara dela.
Maicon –
Então acho bom cê se mandar porque ela vem vindo aí.
Carlos – Tá
me estranhando eu sou lá de fugir de mulher?
Mariana – Oi
Maicon, Carlos, será que a gente pode conversar?
Maicon – Aí
gente, tô vazando.
Luis se
aproxima
Luis – E aí
galera tudo em cima ? Que festona ontem heim!
Maicon – Luis
vamos lá lanchonete azarar umas minas?
Luis - Ah! Já
entendi, desculpe cortar o barato dos namoradinhos.
Carlos – Eh
que papo é esse, a Mariana só veio falar um oi, eu tô indo com vocês.
Mariana – Não
vai não, a gente precisa conversar. Eu quero saber depois de ontem, como é que
a gente fica?
Carlos – Que
papo é esse Mariana? A gente foi numa
festa, rolou um clima, rolou uns beijos e só.
Mariana – Uns
beijos e só? E toda aquela conversa... que você se apaixonou por mim desde o
dia que eu cheguei, que há muito tempo queria chegar em mim...
Carlos – Ih!
Se liga, você levou mesmo a sério aquele papo? A gente ficou foi só isso, hoje
é outro dia. Vamos embora galera, antes que dê o sinal.
Os três dão
as costas para Mariana e vão saindo.
Mariana –
(Gritando) Carlos, você não presta seu canalha, só queria me usar. E eu que
pensei que você fosse um cara decente. (Sai correndo chorando)
Luis – Acho
que você arrumou uma inimiga.
Maicon – Pelo jeito ela achou que era pra valer, que vocês estavam namorando. Ela ficou chateada de verdade.
Carlos – O
pior é que eu tô gostando dela também, mas esse negócio de me amarrar, de
compromisso, mulher pegando no meu pé. Namoro não é comigo.
Sinal toca
Luis – Que droga, não deu nem pra ver as meninas...
Agora é a
sua vez de Pesquisar, Debater e Refletir!!!!!
Sugestões
de Temas para Pesquisa:
Qual é a definição de Adolescente?
Que transformações físicas ocorrem nesta fase com os garotos e garotas?
O uso da linguagem coloquial e da língua culta
Questões
para Debater e Refletir
O que é
ficar?
O que é
namorar?Existe uma idade certa para ficar ou namorar?
Homens e Mulheres se envolvem da mesma forma em um relacionamento?
O que é mais importante em um relacionamento para os garotos e as garotas?
Sugestão
de Atividade
Reescrever o diálogo só que agora é a Marina conversando com suas amigas
Sugestão
de Avaliação
Produção de um roteiro com a continuação e final da história
Encenação
Observação: Os diálogos dos
personagens apresentam “sotaques”, “erros gramaticais” que foram colocados de
propósito para dar credibilidade e naturalidade para os personagens, porém é
sempre importante desenvolver com os alunos a reescrita do texto com as
correções e o uso da norma culta.
ameiiii
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