Esquetes

A proposta desta coleção de esquetes (pequenas peças) é através da encenação, de um tema gerador, levar a classe a refletir sobre os Temas Transversais e toda a problemática que cada temática sugere, podendo inclusive ser desenvolvido como um projeto interdisciplinar.

As apostilas são divididas por segmento:


Volume I – Educação Infantil

Volume II – Ensino Fundamental (primeiro ao quinto ano)

Volume III – Ensino Fundamental (sexto ao nono  ano)

Volume IV – Ensino Médio



A seguir três Esquetes que fazem parte da Apostila - Volume II

 

 ÉTICA


CAGUETAR OU NÃO EIS A QUESTÃO

PERSONAGENS:

FLAVIA
AMANDA
MARCIO
BRUNA
RAFAEL
LUIS
NEIDE


CENÁRIO: SALA DE AULA E PÁTIO

Bruna – Professora, meu dinheiro sumiu.

Professora Neide – Como sumiu? Bruna procura direito, olha esta carteira, nesta bagunça você não encontra nada mesmo.

Bruna – Professora, o dinheiro estava na minha bolsa.

Professora Neide – Pessoal, alguém viu o dinheiro da Bruna?

Flavia – Você tem certeza que estava na sua bolsa? Quanto era?

Bruna – Eu tenho certeza, era o dinheiro pra pagar a conta de luz, minha mãe vai me matar. 

Professora Neide – Calma Bruna, a gente vai achar o dinheiro não ganhou pernas. Olha pessoal nós vamos para o intervalo, a sala vai ficar aberta, eu espero que o dinheiro apareça até a próxima aula, senão eu serei obrigada a chamar o diretor pra resolver a situação. Quem sabe chamar a ronda escolar ? Porque ladrão é caso para a polícia, mas eu não acredito que tenha ladrão na escola.

INTERVALO

Amanda – To falando gente eu tenho certeza que foi o Marcio, eu vi.

Rafael – Amanda fica na tua, porque se você falar alguma coisa ce vai ferrar o Marcio e a gente precisa estar unido e defender sempre os amigos.

Amanda – Mas não é justo, vocês viram como a Bruna ta?

Flavia – Tenho uma idéia e se a gente fizesse um bilhete anônimo.

Rafael – Oh pessoal, não to defendendo ninguém, mas o Marcio é “maior gente boa”.

Amanda – Eu sei que ele é teu amigo, mas ele roubou e isto é errado.

Luis – Vai ver ele ta com algum problema e tava precisando de grana.

Flavia – Oh gente hello! Se ele ta com problema, mais um motivo para peder ajuda e não simplesmente sair por aí roubando o dinheiro da Bruna.

Rafael – Então o que a gente vai fazer? Eu sou contra caguetar.

Luis – Eu também sou contra.

Bruna se aproxima do grupo

Bruna – Galera será que o meu dinheiro vai aparecer ?

Bruna – Calma vai aparecer sim, alguém deve ter visto alguma coisa, quem sabe a própria pessoa já não se arrependeu. Ânimo garota, depois do intervalo o dinheiro vai estar na sala você vai ver.

Bruna – Deus te ouça, já pensou se o diretor realmente chamar a polícia, revistar todo mundo. O pessoal vai querer me matar, é capaz de ninguém conversar mais comigo. A classe toda vai ficar com ódio de mim.

Flavia – Nada a ver Bruna, você é a vítima nessa parada, não tem culpa de ter sido roubada.


Agora é a sua vez de Pesquisar, Debater e Refletir!!!!!

Sugestões de Temas para Pesquisa:

O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA)
O processo da criação do  ECA
Definição de Imputabilidade
A legislação Penal no Brasil (Código Penal)
O uso da linguagem coloquial e da língua culta

Questões para Debater e Refletir

No Brasil deveria haver pena de morte? Para que crimes?

Como funciona o sistema Judiciário? Quem faz parte deste poder? Qual o processo de seleção para se ocupar os cargos do judiciário?

No Brasil se torna maior de idade aquele que completa 18 anos. Qual a idade em que o jovem deveria tornar-se legalmente e juridicamente responsável pelos seus atos?

O que são crimes hediondos?

Quando devemos usar a linguagem coloquial e a linguagem culta?


Sugestão de Atividade

Reescrever o diálogo dos adolescentes utilizando a norma culta


Sugestão de Avaliação

Produção de um roteiro com a continuação da história e um final

Encenação


ÉTICA – PLURALIDADE CULTURAL



SURPRESA! O BRASIL VIROU REPÚBLICA


PERSONAGENS:

MARIA (branca) – LAVADEIRA
GERALDA  (afrodescendente) – LAVADEIRA

CENÁRIO:
QUINTAL DE UMA CASA OU A BEIRA DE UM RIO


FIGURINO:
SAIA LONGA, BLUSA, CHINELO, LENÇO NA CABEÇA 

OBJETOS DE CENA:
BACIAS, SABÃO, PEÇAS DE ROUPA


Geralda – Maria, ocê viu quem chegou?


Maria – Não? Quem?

Geralda – Uma tar de República.

Maria – (rindo) Geralda, ocê não sabe nada memo. Essa tar de República não é gente não!

Geralda –  (surpresa) Não?

Maria – Meu patrão falou que o Imperador foi embora...

Geralda – Minha virgem Maria! O que aconteceu com o Imperador Pedro II? Ele tá doente? Abandonou nóis? E agora o que vai sê do povo?

Maria – Ocê não deixa eu explica. Agora quem vai manda é um tar de presidente que o povo vai escolhe.

Geralda – (entusiasmada) Então nóis vai pode escolhe que vai mandá no Brasil?

Maria – Nois não pode não, porque nois somo mulhe.

Geralda – Mais estão o meu Francisco e o seu Sebastião vai pode escolhe esse tar de presidente.

Maria – Eles também não pode vota não. Porque eles são anarfabeto.

Geralda – Mais então eu não conheço ninguém que pode participa dessa tar de República.

Maria – Pensando bem Geralda, eu também não. Só o meu patrão memo.

Geralda – Sabe Maria, tô achando que pra nóis vai fica tudo iguar.

Maria – Ocê tem razão, pra nóis Imperador ou |Presidente é tudo a mesma coisa. O melho é acaba com esse converse e trata de cuida do serviço, porque senão hoje nois não come.

Geralda – É memo, vamo que eu tenho muita roupa pra entrega na casa do Marechar Deodoro da Fonseca.

As duas lavadeiras saem de cena conversando.


Agora é a sua vez de Pesquisar, Debater e Refletir!!!!!


Sugestões de Temas para Pesquisa:

O fim da Monarquia no Brasil
O processo de Proclamação da República
Definição de República
Definição de Democracia
O processo de democratização: a participação política do povo (Brasil Colonial aos dias atuais)
O uso da linguagem coloquial e da língua culta


Questões para Debater e Refletir


O que é uma Monarquia?
O que é uma República?
O que é uma Democracia?
Quem podia votar no Período Colonial?
Quem podia votar no Império?
Quem podia votar na primeira República?
Quem pode votar hoje?
O Brasil é um país democrático?
Quando devemos usar a linguagem coloquial e a linguagem culta?
Maria e Geralda falam português?

Sugestão de Atividade

Reescrever o diálogo das lavadeiras utilizando a norma culta

Refazer a cena

Sugestão de Avaliação
Produção de um texto sobre o processo de democratização do Brasil
Criação de uma Campanha publicitária enfocando a importância do voto

EDUCAÇÃO SEXUAL: 

 

FICAR OU NAMORAR? THAT´S THE QUESTION



PERSONAGENS:

MARIANA
MAICON
CARLOS
LUIS


CENÁRIO: PÁTIO DA ESCOLA

Maicon – E aí cara gostou da festa de ontem ?

Carlos – Os comes e bebes tavam bom, mas a música que droga !

Maicon – Ah! Cara só porque você não gosta de rap, o som tava da hora.

Carlos – Cê tá falando o que ? Se nem ficou na festa nem te ví lá.

Maicon – Eu só dei uma passadinha, esqueceu que eu tô de castigo, se minha mãe descobre que fui na festa me mata.

Carlos – Não acredito ainda tá de castigo ?

Maicon – Se eu não recuperar minhas notas esse bimestre tô ferrado.

Carlos – Então você perdeu o melhor da festa. Adivinha com quem eu fiquei ? A menina mais gata da escola, dando mole pra mim.

Maicon – Não pode ser, eu sabia que ia me arrepender de ir embora cedo. Conta logo vai, quero todos os detalhes, por favor. A menina mais gata... só pode ser, não acredito a Mariana?

Carlos confirma afirmativamente com a cabeça.

Maicon – Conta tudo, conta, conta, conta. Como foi? Rolou só beijo só beijo, ou ela deixou liberou geral?

Carlos – Nem me fala de beijo, ela mal abriu a boca.

Maicon – Não acredito só selinho?

Carlos – É... mas deu pra passar a mão. Cara que corpo, que gostosa!

Maicon – E agora como é que fica?

Carlos – Como fica o que? Não tô nem aí, ela deu mole, aproveitei. Precisa ver quando cheguei todo mundo me olhando e cochichando, os caras tão morrendo de inveja. Hoje nem vou olhar na cara dela.

Maicon – Então acho bom cê se mandar porque ela vem vindo aí.

Carlos – Tá me estranhando eu sou lá de fugir de mulher?

Mariana – Oi Maicon, Carlos, será que a gente pode conversar?

Maicon – Aí gente, tô vazando.

Luis se aproxima

Luis – E aí galera tudo em cima ? Que festona ontem heim!

Maicon – Luis vamos lá lanchonete azarar umas minas?

Luis - Ah! Já entendi, desculpe cortar o barato dos namoradinhos.

Carlos – Eh que papo é esse, a Mariana só veio falar um oi, eu tô indo com vocês.

Mariana – Não vai não, a gente precisa conversar. Eu quero saber depois de ontem, como é que a gente fica?

Carlos – Que papo é esse  Mariana? A gente foi numa festa, rolou um clima, rolou uns beijos e só.

Mariana – Uns beijos e só? E toda aquela conversa... que você se apaixonou por mim desde o dia que eu cheguei, que há muito tempo queria chegar em mim...

Carlos – Ih! Se liga, você levou mesmo a sério aquele papo? A gente ficou foi só isso, hoje é outro dia. Vamos embora galera, antes que dê o sinal.

Os três dão as costas para Mariana e vão saindo.

Mariana – (Gritando) Carlos, você não presta seu canalha, só queria me usar. E eu que pensei que você fosse um cara decente. (Sai correndo chorando)

Luis – Acho que você arrumou uma inimiga.

Maicon – Pelo jeito ela achou que era pra valer, que vocês estavam namorando. Ela ficou chateada de verdade.

Carlos – O pior é que eu tô gostando dela também, mas esse negócio de me amarrar, de compromisso, mulher pegando no meu pé. Namoro não é comigo.

Sinal toca

Luis – Que droga, não deu nem pra ver as meninas...    


Agora é a sua vez de Pesquisar, Debater e Refletir!!!!!



Sugestões de Temas para Pesquisa:

Qual é a definição de Adolescente?
Que transformações físicas ocorrem nesta fase com os garotos e garotas?
O uso da linguagem coloquial e da língua culta


Questões para Debater e Refletir

O que é ficar?
O que é namorar?
Existe uma idade certa para ficar ou namorar?
Homens e Mulheres se envolvem  da mesma forma em um relacionamento?
O que é mais importante em um relacionamento para os garotos e as garotas?


Sugestão de Atividade

Reescrever o diálogo só que agora é a Marina conversando com suas amigas

Sugestão de Avaliação

Produção de um roteiro com a continuação e final da história

Encenação


Observação: Os diálogos dos personagens apresentam “sotaques”, “erros gramaticais” que foram colocados de propósito para dar credibilidade e naturalidade para os personagens, porém é sempre importante desenvolver com os alunos a reescrita do texto com as correções e o uso da norma culta.






Um comentário: