Sugestão de um plano de aula de teatro

 Ensino Fundamental (Primeiro ao Quinto ano).
Apostila que trabalha os Temas Transversais para o Ensino Fundamental (Sexto ao Nono ano) e Ensino Médio.

 

PLANO DE AULA – TEATRO

FAIXA ETÁRIA – 10 anos

Objetivos

Tomar consciência dos cinco sentidos;
Perceber a importância dos sentidos no cotidiano;
Apresentação - Processo de construção do texto, personagens e figurinos.

Comentário introdutório

O teatro é uma das linguagens pouco trabalhadas na escola. Com alguns exercícios e textos, é possível fazer com que os alunos exercitem a criatividade e a espontaneidade.

Material

 Uma sala vazia, lenços, instrumentos musicais, alimentos (sal, açúcar, chocolate, bolacha, limão, etc), pano e vários objetos, papel e lápis.
 Tecidos diversos, retalhos, roupas antigas, chapéus (os alunos podem e devem colaborar na arrecadação desse material).

Estratégias

Jogos teatrais – Despertando os cinco sentidos.
Criação de um texto coletivo.
Escolha dos figurinos.
Ensaio da cena.
Apresentação.

Atividades

Jogo Teatral I – O cego e o mudo

Os alunos são divididos em duplas, um é vendado, o outro é amordaçado. O guia deve conduzir o cego com cuidado para que não se machuque, utilizando apenas o toque. Trocam os papeis.
Jogo Teatral II – O andar sonoro
Novamente em duplas, (de preferência formar duplas diferentes daquelas do primeiro jogo). Um é vendado, o outro com um instrumento musical deve ficar na frente do colega e se movimentar. Aquele que está vendado deve seguir o som. Trocam os papeis.
Jogo Teatral III - Adivinha que gosto tem isto?
A classe é dividida em equipes de cinco. A equipe escolhe aquele que terá os olhos vendados, a professora dá algo para degustar, o aluno deve escrever no papel o alimento que comeu. Ganha a equipe que acertar todos os alimentos.
Jogo Teatral IV – Adivinha o que tem aqui dentro?
Continuam trabalhando em equipe (de preferência formar novas equipes). São apresentadas caixas fechadas, apenas com um buraco para as crianças colocarem a mão e através do toque, descobrir qual é o objeto. Ganha a equipe que acertar os objetos que estavam nas caixas.


Após os jogos, os alunos são divididos novamente em equipes de 8. Eles irão criar uma improvisação, usando os figurinos. Cada personagem poderá usar apenas quatro sentidos. Portanto, teremos personagens cegos, mudos, surdos.


Avaliação
Ao final de cada jogo teatral faça uma reflexão coletiva de como cada um se sentiu privado de um sentido (dificuldades, facilidades, desconforto, medos, etc).
Após as apresentações pedir que os alunos façam uma redação sobre o tema: Os cinco sentidos em minha vida.

9 comentários: