PROJETOS DE INICIATIVA DOCENTE/DISCENTE:

d.”VIDA FELIZ”

Pérola Inês César Serapião
Professora Responsável
Nome do Projeto:

COLETÂNEA DE POESIAS 2002 – 2005


HISTÓRIA EM QUADRINHOS 2004-2006

 Professora Responsável: Pérola Inês César Serapião

Início do Projeto: 2002
Duração do Projeto: quatro anos, com envolvimento de 90 alunos por ano.


            Desenvolvido a partir da necessidade de incentivar a leitura e a escrita, identificadas como os pilares essenciais do ensino-aprendizagem na educação nacional, o projeto teve como objetivos estimular esses processos, assim como a formação intelectual e a criatividade por meio da produção de diferentes textos e utilização de várias linguagens (poética, jornalística, entre outras) com os alunos de quartas séries.

No caso da produção poética, o projeto resultou numa criação coletiva registrada por meio da confecção de uma brochura.








A partir desta pequena mostra, pode-se observar que quando são dadas as condições necessárias e o incentivo, os alunos podem mostrar com graça e beleza sua riqueza interior, sensibilidade e capacidade na criação de poesias.

            Esta primeira iniciativa originou outras possibilidades de produção de textos que seguiam os mesmos procedimentos, mas que se utilizavam de outras linguagens, como foi o caso da confecção de histórias em quadrinhos.

Surgiu o PROJETO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, que tem sido realizado desde 2004 até os dias de hoje, com as quartas séries.

Apropriando-se do encantamento que as histórias em quadrinhos, as tirinhas e os gibis proporcionam ao imaginário infantil, utilizou-se deste formato de escrita, que apareceu nos anos sessenta, para incentivar os processos de ensino-aprendizagem da escrita e leitura, utilizando-se dessa forma de comunicação. Assim, os alunos de quarta série foram estimulados a criarem suas próprias historinhas, assim como a desenhá-las.

O registro do projeto tem sido realizado com a confecção de vários gibis pelas diversas classes nas quais foi aplicado, apresentando excelentes resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário