”EDUCAÇÃO PARA O
TRÂNSITO”
Responsabilidade Coletiva
O
objetivo da educação para o trânsito é preparar a criança, que amanhã será o
adulto, no seu comportamento do dia-a-dia, que refletirá não só no trânsito
como também na melhoria de vida para todos, em todos os sentidos.
Os
conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar, sempre enfocando o tema
proposto: a responsabilidade, a auto-estima, o comportamento do indivíduo, a
segurança.
Procedimentos Metodológicos:
- Para cada faixa etária deve ser
estabelecida uma metodologia.
- A busca para o desenvolvimento do
tema deve ser sempre numa linguagem positiva e não como nas proibições das
placas de trânsito.
Habilidades:
- Buscar no tema proposto a pesquisa, o
conhecimento, a leitura, através de textos e notícias do dia-a-dia que
demonstrem responsabilidade.
Avaliação:
- Deve ser efetuada mediante as tarefas
propostas aos alunos, no que se refere à sua aprendizagem, interferindo no seu
comportamento e no comportamento da coletividade.
“EDUCAÇÃO PARA O
TRÂNSITO:
CONSCIENTIZAÇÃO E
CIDADANIA”
Elisabete Conceição da Costa Barbosa
Professora
Coordenadora
Responsável
Data de início do
Projeto: 2007
Duração do Projeto: atividade paralela realizada durante o ano.
Duração do Projeto: atividade paralela realizada durante o ano.
Alunos
Envolvidos: primeiras
a oitavas séries/primeiro ao nono ano.
A “Educação
para Humanização do Trânsito” é uma iniciativa institucional da Empresa
Intervias – Via Norte.
O tema
“Conscientização e cidadania para humanização do trânsito” foi proposto pela
Coordenadora Elisabete Conceição da Costa Barbosa na E. E. Dr. Edgardo Cajado, em Ribeirão Preto /SP,
tendo como objetivo estimular a reflexão sobre o significado e a influência do
trânsito na vida das pessoas, quer sejam alunos, professores, pais, comunidade,
visando uma conscientização sobre a responsabilidade social.
Os temas
abordados de primeira a oitava série foram: a Cidadania, a Inclusão, a Segurança
no Trânsito e o Meio ambiente. Os professores e alunos aderiram ao projeto,
criando e executando diversas atividades em sala, pátio e quadra.
O projeto
desenvolveu-se ao longo dos meses de Março a Outubro de 2007, tendo como
encerramento a “Semana do Trânsito”, no período de 18 a 25 de Setembro, na qual
as atividades relacionadas ao tema foram intensificadas, principalmente de
primeiras a quartas séries.
A seguir a
apresentação das atividades em ordem cronológica:
1) ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AO LONGO DO PROJETO
Atividade Diagnóstica
No primeiro
semestre, estimulados pela Profa. Andréa Márcia Sant’ Ana, os alunos de quinta
a oitava séries fizeram uma caminhada pelo entorno da escola observando a
sinalização existente, o lixo nas calçadas e a existência de rampas para os
deficientes.
Ao constatar a falta de
sinalização adequada, o lixo que obrigava os alunos a terem que andar pela rua
correndo o risco de serem atropelados e a falta de rampas para deficientes, os
alunos cobraram solução da Direção da Escola. Ao descobrir que vários ofícios
foram enviados à Prefeitura pedindo a limpeza da calçada e a sinalização,
principalmente na porta da Escola, alunos e pais se mobilizaram.
Figuras – Ação da comunidade do entorno
Bloqueando a rua com o
lixo, a imprensa fez uma matéria que saiu no jornal da região denunciando os
perigos que os alunos corriam ao terem que andar no meio da rua para chegar à
Escola.
A Polícia ajudou na organização do
trânsito, já que a rua permaneceu interditada. No final do dia, trator e
caminhão da Prefeitura retiraram o lixo, liberando a calçada. A Transerp, órgão
responsável pelo trânsito em
Ribeirão Preto , pintou faixas e colocou a sinalização
adequada nas proximidades da Escola.
Todos os pais e alunos
estão de parabéns, pois deram uma verdadeira demonstração de cidadania
mostrando que quando a comunidade se une para reivindicar seus direitos sai
vitoriosa na solução dos problemas.
Os alunos foram
verdadeiros protagonistas: identificaram os problemas e partiram para a
solução.
SEMANA
DO TRÂNSITO
Primeiras
a quartas sÉries/PRIMEIRO AO QUINTO ANO
Neste período foram disponibilizados para os alunos de primeiras
a quartas séries os kits e jogos distribuídos pela Via Norte durante a 3ª
Reunião Pedagógica de 2007.
Os alunos
participaram em grupos de quatro, utilizando o jogo conforme as regras estipuladas
e adaptadas ao entendimento de cada série.
A seguir algumas
imagens das várias aplicações:
Figura – Aplicação dos
jogos
Também foi realizado, durante a Semana do Trânsito, com
as salas de primeira e quarta séries nas aulas de Educação Física, pela Profa.
Jaqueline Costa Castilho Moreira, um jogo com peças em tamanho natural, tendo
como objetivo o entendimento das leis de trânsito, no qual estimulava-se a
questão da segurança, pois muitos destes alunos com apenas seis anos caminham
para ir à Escola.
2.1.)
REALIZAÇÃO
DO JOGO DO TRÂNSITO EM
TAMANHO NATURAL
Materiais:
mesas, bambolês, brinquedos, telefones, bonés, cones, bandeirinhas, semáforos,
cinco carrinhos, dado gigante feito de papelão e coberto com filme pvc e
material digitado em papel A 4,
segundo a especificação do jogo.
Salas de Aplicação:
de 1ª a 4ª séries.
Número de alunos por vez:
cinco (jogo individual) ou dez alunos (jogos em dupla, no qual um joga o dado e
o outro movimenta a peça e realiza as atividades propostas no jogo, de forma
alternada). Em salas de 30 alunos é preferível optar pelo jogo em duplas, pois
o professor conseguirá atingir todos os alunos em uma aula simples.
Seqüência do Jogão:
Figuras – Etapas do Jogão de trânsito e a diversão de jogar com peças em tamanho natural.
Conclusão
Os alunos tiveram a oportunidade de, através de debates,
vivências, palestras, jogos e atividades de leitura e produção de textos,
aprender sobre regras de trânsito, como prevenir acidentes, regras de
convivência e prática da cidadania. Este é um projeto que se iniciou este ano,
mas que já faz parte do Plano de Gestão da Escola. Devido à sua complexidade e
importância, percebemos a necessidade de continuar trabalhando com os temas
propostos pelo projeto, já que uma mudança em termos de atitudes e
comportamentos já se verificou.
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