PROJETOS COM PARCERIAS:

”EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO”

Responsabilidade Coletiva
        

O objetivo da educação para o trânsito é preparar a criança, que amanhã será o adulto, no seu comportamento do dia-a-dia, que refletirá não só no trânsito como também na melhoria de vida para todos, em todos os sentidos.

Os conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar, sempre enfocando o tema proposto: a responsabilidade, a auto-estima, o comportamento do indivíduo, a segurança.


Procedimentos Metodológicos:

- Para cada faixa etária deve ser estabelecida uma metodologia.

- A busca para o desenvolvimento do tema deve ser sempre numa linguagem positiva e não como nas proibições das placas de trânsito.


Habilidades:

- Buscar no tema proposto a pesquisa, o conhecimento, a leitura, através de textos e notícias do dia-a-dia que demonstrem responsabilidade.


Avaliação:

- Deve ser efetuada mediante as tarefas propostas aos alunos, no que se refere à sua aprendizagem, interferindo no seu comportamento e no comportamento da coletividade.


“EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO:

CONSCIENTIZAÇÃO E CIDADANIA”



                                                      Elisabete Conceição da Costa Barbosa

Professora Coordenadora

 Responsável



Data de início do Projeto: 2007
Duração do Projeto: atividade paralela realizada durante o ano.

Alunos Envolvidos: primeiras a oitavas séries/primeiro ao nono ano.
 

A “Educação para Humanização do Trânsito” é uma iniciativa institucional da Empresa Intervias – Via Norte.

O tema “Conscientização e cidadania para humanização do trânsito” foi proposto pela Coordenadora Elisabete Conceição da Costa Barbosa na E. E.  Dr. Edgardo Cajado, em Ribeirão Preto/SP, tendo como objetivo estimular a reflexão sobre o significado e a influência do trânsito na vida das pessoas, quer sejam alunos, professores, pais, comunidade, visando uma conscientização sobre a responsabilidade social.

Os temas abordados de primeira a oitava série foram: a Cidadania, a Inclusão, a Segurança no Trânsito e o Meio ambiente. Os professores e alunos aderiram ao projeto, criando e executando diversas atividades em sala, pátio e quadra.

O projeto desenvolveu-se ao longo dos meses de Março a Outubro de 2007, tendo como encerramento a “Semana do Trânsito”, no período de 18 a 25 de Setembro, na qual as atividades relacionadas ao tema foram intensificadas, principalmente de primeiras a quartas séries.

A seguir a apresentação das atividades em ordem cronológica:



1) ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AO LONGO DO PROJETO

Atividade Diagnóstica

No primeiro semestre, estimulados pela Profa. Andréa Márcia Sant’ Ana, os alunos de quinta a oitava séries fizeram uma caminhada pelo entorno da escola observando a sinalização existente, o lixo nas calçadas e a existência de rampas para os deficientes.

Ao constatar a falta de sinalização adequada, o lixo que obrigava os alunos a terem que andar pela rua correndo o risco de serem atropelados e a falta de rampas para deficientes, os alunos cobraram solução da Direção da Escola. Ao descobrir que vários ofícios foram enviados à Prefeitura pedindo a limpeza da calçada e a sinalização, principalmente na porta da Escola, alunos e pais se mobilizaram.

 

Figuras  – Ação da comunidade do entorno





Bloqueando a rua com o lixo, a imprensa fez uma matéria que saiu no jornal da região denunciando os perigos que os alunos corriam ao terem que andar no meio da rua para chegar à Escola.

A Polícia ajudou na organização do trânsito, já que a rua permaneceu interditada. No final do dia, trator e caminhão da Prefeitura retiraram o lixo, liberando a calçada. A Transerp, órgão responsável pelo trânsito em Ribeirão Preto, pintou faixas e colocou a sinalização adequada nas proximidades da Escola.

Todos os pais e alunos estão de parabéns, pois deram uma verdadeira demonstração de cidadania mostrando que quando a comunidade se une para reivindicar seus direitos sai vitoriosa na solução dos problemas.

Os alunos foram verdadeiros protagonistas: identificaram os problemas e partiram para a solução.



SEMANA DO TRÂNSITO



Primeiras a quartas sÉries/PRIMEIRO AO QUINTO ANO



Neste período foram disponibilizados para os alunos de primeiras a quartas séries os kits e jogos distribuídos pela Via Norte durante a 3ª Reunião Pedagógica de 2007.

 Os alunos participaram em grupos de quatro, utilizando o jogo conforme as regras estipuladas e adaptadas ao entendimento de cada série.

A seguir algumas imagens das várias aplicações:



Figura – Aplicação dos jogos





Também foi realizado, durante a Semana do Trânsito, com as salas de primeira e quarta séries nas aulas de Educação Física, pela Profa. Jaqueline Costa Castilho Moreira, um jogo com peças em tamanho natural, tendo como objetivo o entendimento das leis de trânsito, no qual estimulava-se a questão da segurança, pois muitos destes alunos com apenas seis anos caminham para ir à Escola.



2.1.) REALIZAÇÃO DO JOGO DO TRÂNSITO EM TAMANHO NATURAL



Materiais: mesas, bambolês, brinquedos, telefones, bonés, cones, bandeirinhas, semáforos, cinco carrinhos, dado gigante feito de papelão e coberto com filme pvc e material digitado em papel A4, segundo a especificação do jogo.



Salas de Aplicação: de 1ª a 4ª séries.



Número de alunos por vez: cinco (jogo individual) ou dez alunos (jogos em dupla, no qual um joga o dado e o outro movimenta a peça e realiza as atividades propostas no jogo, de forma alternada). Em salas de 30 alunos é preferível optar pelo jogo em duplas, pois o professor conseguirá atingir todos os alunos em uma aula simples.



Seqüência do Jogão:

 
Figuras – Etapas do Jogão de trânsito e a diversão de jogar com peças em tamanho natural.



Conclusão



Os alunos tiveram a oportunidade de, através de debates, vivências, palestras, jogos e atividades de leitura e produção de textos, aprender sobre regras de trânsito, como prevenir acidentes, regras de convivência e prática da cidadania. Este é um projeto que se iniciou este ano, mas que já faz parte do Plano de Gestão da Escola. Devido à sua complexidade e importância, percebemos a necessidade de continuar trabalhando com os temas propostos pelo projeto, já que uma mudança em termos de atitudes e comportamentos já se verificou.

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